quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: GARANTINDO A MELHORIA NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

O desejo de todo gestor escolar é, com certeza, ver os alunos com boas notas e evoluindo no aprendizado, em meio a uma comunidade escolar satisfeita com a qualidade da educação. Todavia, essa não é uma tarefa fácil. Quais seriam, então, as melhores maneiras de se atingir o sucesso no ramo educacional? O chamado planejamento estratégico tem sido uma solução adotada por muitas escolas para resolver esse tipo de problema.

O que é planejamento estratégico?

Para entender o que é um planejamento estratégico, é preciso ter clara a diferença entre um plano e um planejamento. Um plano é uma sequência ordenada de operações previstas para alcançar um objetivo. Já um planejamento é a descrição detalhada de um plano de ação. Dessa forma, um planejamento estratégico é uma forma de gerir, planejar e executar ações detalhadas para alcançar objetivos e metas traçadas.
No cenário escolar, o planejamento estratégico é uma ferramenta que permite perceber a realidade da escola. Por meio de um processo de avaliação detalhado, é possível criar uma perspectiva para o futuro, com base nas mudanças que precisem ser feitas. Para construir o planejamento estratégico, é preciso que haja primeiro um diagnóstico concreto da instituição, levando em consideração todas as atividades realizadas por todos os envolvidos com a escola.

Quem deve elaborar o planejamento estratégico

É responsabilidade do gestor escolar a iniciativa e a coordenação das estratégias  para a elaboração de um planejamento estratégico. Ele também deve orientar toda a equipe para adotar as ações corretas, bem como para obter um retorno sobre a experiência de lidar com o planejamento.

Cuidados necessários ao criar um planejamento estratégico

É importante frisar que o planejamento estratégico deve considerar sempre a realidade dos contextos, condições e conteúdos da escola. Essa preocupação é necessária já que o planejamento deve ser algo possível de se realizar. Desse modo, é mais fácil solucionar cada situação problemática identificada pelo diagnóstico.
O planejamento também não deve ser algo idealizado e efetivado apenas uma vez. É preciso que a escola consiga adotar técnicas para acompanhar constantemente os problemas e consiga propor soluções para eles
Nessa perspectiva, por exemplo, uma iniciativa interessante pode ser acompanhar mês a mês a nota dos alunos e, ao perceber uma queda nas médias de algum estudante, identificar as causas e ajudar a impedir que elas continuem caindo, evitando, assim, um resultado ruim ao fim do semestre ou do ano.

Como realizar o planejamento estratégico?

A principal intenção planejamento estratégico é identificar os problemas no início, evitando que eles fujam do controle, o que exige a participação efetiva de todos os professores, principalmente na suspeita e percepção de qualquer novo problema.
Assim, sugerimos alguns passos gerais podem ser indicados para a escola implementar um planejamento estratégico. Confira abaixo.
  • Fazer um diagnóstico de todas as atividades da escola e com todos os envolvidos na comunidade escolar. Podem ser feitos levantamentos com base em documentos, entrevistas e questionários;
  • Identificar as principais queixas sobre a escola através do resultado do diagnóstico;
  • Pesquisar informações e estatísticas sobre a realidade da escola, o contexto e os cenários sociais e culturais envolvidos em cada problema;
  • Definir qual cenário se pretende alcançar após os apontamentos do diagnóstico;
  • Traçar objetivos e metas, assim como descrever ações que serão adotadas para o alcance de cada um deles, tornando factível a operacionalização do planejamento estratégico.
Sua escola tem ou pretende ter um planejamento estratégico? Conte mais sobre isso nos nossos comentários! Se você gostou, compartilhe esse artigo com seus amigos!

FONTE:
WPensar