domingo, 7 de janeiro de 2018

OS 4 MAIOIRES SEGREDOS DE UM BOM PROFESSOR

Que professor não sonha ter sucesso na profissão, ensinando conteúdos, valores e ainda impulsionando seus alunos a se desenvolverem de forma global? A partir daí, muitos se questionam quais são os segredos de um bom professor, que realmente sinta-se realizado nessa função.
As respostas são muitas, afinal, cada professor parte de suas próprias experiências e aprendizados para construir uma carreira sólida e benéfica à sociedade. Entretanto, pensamos e pesquisamos muito a respeito para mostrar quais atitudes, ferramentas e estratégias costumam estar presentes na receita de um professor de sucesso. Continue acompanhando e saiba quais são elas.

Qual o segredo de um bom professor?

A educação e o ensino por parte de pedagogos e mestres são tão antigos quanto a própria filosofia, que data a Grécia Antiga. Assim, os mais de 2.500 anos do pensamento educacional, de um jeito ou de outro, acabam entrando em sala de aula com o professor até hoje.
Afinal, para ensinar, é preciso compreender quais experiências historicamente têm sido bem-sucedidas e quais já não demonstram eficácia. Isso permite o sucesso do processo de ensino-aprendizagem e o também o progresso dos professores e dos alunos, dando oportunidades de inovação sobre aqueles conhecimentos já adquiridos por todas as partes.
Aqui se encontram dispostos 4 grandes segredos que permitem ao professor oferecer uma educação de qualidade aos seus alunos e contribuir para o desenvolvimento de uma base sólida na permanente busca pelo conhecimento.
Você verá que não são apenas ferramentas, mas atitudes e metodologias que demonstram, devido às experiências anteriormente adquiridas, serem bons caminhos a trilhar na arte de lecionar. Dê uma olhada!

1. Defina qual a sua meta como professor

Antes de olhar de maneira mais específica para sua relação com os alunos, dê um passo para trás. Olhe para você e reflita sobre a sua decisão em seguir carreira como docente. O que significa ter sucesso como professor e o que você pode realizar para que se considere um profissional de sucesso, capaz de oferecer um ensino de qualidade?
Em seguida, pense se sua postura em sala de aula e fora dela está condizente com esse seu objetivo. Será que sua metodologia o leva ao caminho do sucesso?
Por último, pense nos projetos que deseja tirar do papel e nas pesquisas que precisa desenvolver para que isso ocorra, definindo uma meta, com prazo para alcançá-la. Sua meta pessoal e seus avanços enquanto professor podem depender de formação continuada, o que, com certeza, refletirá em um ensino cada vez melhor em sala de aula.

2. Coloque o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem

Uma das práticas em que mais acreditamos na QMágico é a inversão da transmissão de conhecimento utilizada no ensino tradicional, em que o aluno, de forma passiva, escuta o professor.
Isso porque determinar uma relação em que o professor “detém o conhecimento” e o aluno “recebe o conhecimento” pode gerar insegurança nos discentes para contribuírem com a aula com aqueles conhecimentos que eles já têm. Além de ser uma prática que tem sido repensada atualmente.
É possível fazer com que suas aulas sejam mais interativas, incentivando a participação com debates positivos. Para tornar o momento de aprendizagem muito mais atraente e ainda falar a língua desses alunos que, muitas vezes, são nativos digitais, uma das formas é por meio da adoção do conceito de sala de aula invertida.
Segundo essa prática, o professor entrega o conteúdo para que seus alunos estudem em casa e tragam suas dúvidas para a sala. Dessa maneira, ainda que o professor domine o conhecimento e possa instigar questionamentos, ele também é visto como um compartilhador.
Se você ainda não experimentou esta prática, tente com a próxima temática e veja os resultados!

3. Estabeleça uma saudável relação com a tecnologia digital

Como dito acima, uma das gerações de alunos presentes nas escolas hoje, é constituída de nativos digitais: aqueles que já nasceram imersos em um fluxo intenso de uso da internet e dos aparatos tecnológicos portáteis, nos mais variados espaços do dia a dia.
Portanto, devido à presença constante da tecnologia na vida de nossos alunos, a própria forma de aprenderem e de interagirem com o mundo está sofrendo mudanças.
Por sua vez, um professor que almeja ter sucesso em seu ensino, afetando profundamente a vida desses alunos, deve acompanhar essas mudanças: e esse é um dos segredos de ser um bom professor.
Por isso, ensinar a respeito das tecnologias digitais e junto a elas é, além de um desafio, a abertura de um mundo de novas possibilidades e oportunidades em sala de aula.
Faz parte de sua tarefa como professor ensiná-los a explorar as ferramentas que têm e a forma como elas podem representar aparatos para construir conhecimento a todo momento (e não só na sala de aula).
Para trabalhar a tecnologia digital de forma saudável em aula, você ainda pode promover vídeoconferências com especialistas de certas áreas, fazer uso de simulados on-line, incentivar o uso de jogos para o aprendizado, como a técnica de gamification ou recorrer a produção de vídeos etc.

4. Encare as dificuldades como oportunidades de inovação

Outro segredo crucial para o desenvolvimento de uma ótima docência é encarar a profissão também como um espaço de infinito aprendizado. Ainda que você seja o professor, seus conhecimentos são ampliados dia após dia, até pelo contato irreverente com cada aluno.
Portanto, ao se deparar com o insucesso, por exemplo, busque entender-se como parte da construção do conhecimento, lidando com seus erros também de forma positiva e produtiva.
Afinal, não são apenas as dificuldades dos alunos que os permitem aprender, mas também as dos professores durante a ação em sala. Possíveis erros ou desconhecimentos abrem portas para que o professor identifique quais posturas, atividades ou propostas precisam ser adaptadas ou melhor organizadas.
Além disso, esse processo de avanço contínuo é uma demonstração de paixão pelo que se faz. Sendo inspirador e motivador, os alunos são influenciados a também acreditarem em si mesmos e a se desafiarem, ainda que tenham medo ou não queiram enfrentar o desconhecido.
E, claro, o aprendizado intermitente traz a possibilidade de reinventar os conhecimentos já cristalizados, permitindo novas conexões, reflexões e formas de dar aula, que impactem positivamente a vida de cada aluno seu.
Afinal, os segredos de um bom professor estão também na vontade de fazer diferente. Comece agora mesmo, entrando em contato com a QMágico e levando, aos seus alunos, todas as oportunidades que nossa ferramenta pode proporcionar.