quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

COMO FAZER O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE SUA ESCOLA

Nunca se falou tanto em educação como hoje. A quantidade de publicações de estudos, análises e pesquisas sobre questões educacionais é enorme e compreensível. É neste contexto de demanda constante e crescente da educação, que o planejamento estratégico se apresenta como um interessante recurso, que visa dar sentido e coerência a essa atividade e, sobretudo, à evolução das escolas e cursos. Planejamento estratégico escolar requer, no entanto, esforços consideráveis por parte da comunidade educativa. Com maiores níveis de autonomia na gestão, responsabilidade e compromisso das escolas, os resultados finais de planos estratégicos podem oferecer avanços e melhorias significativas.
Planejar é antecipar ações e situações que podem acontecer no futuro e criar planos de ação para sanar problemas e garantir que tudo ande nos trilhos. O planejamento estratégico para escolas e cursos se divide em 5 etapas e tem como princípio uma série de fatores que devem ser levados em consideração:

Diagnóstico e análise do ambiente interno e externo da instituição

Identificar os principais pontos fortes e fracos da instituição no ambiente interno e externo é vital no planejamento e na definição da estratégia de uma escola, porque os elementos ambientais definem as opções disponíveis para a gestão da corporação. Uma escola de sucesso é aquela que mantém uma estratégia que permite uma rápida mudança no ajuste de acordo com o ambiente. Uma análise ambiental permite aos administradores definirem oportunidades e ameaças e, além disso, indicar os pontos fortes e fracos. Em relação ao comportamento das variáveis ambientais (políticas, sociais, econômicas, legislativas, tecnológicas, culturais, etc.), é necessário que os gestores conheçam as tendências que, eventualmente, poderiam influenciar, se não determinar, a existência da escola.
No ambiente interno, a escola pode fazer pesquisa de satisfação com pais e alunos, análise da situação financeira com levantamento dos inadimplentes, bolsistas e pagantes, etc. >No ambiente externo, a escola pode analisar os concorrentes e as tendências do mercado.

Estabelecimento das diretrizes da escola ou do curso

Pensar qual cenário se pretende alcançar após o resultado do que foi levantado no diagnóstico. Esse cenário é um conceito estratégico para definir a filosofia da escola e, portanto, sua estratégia corporativa.

Os componentes da definição do cenário que se deseja alcançar são o mercado consumidor, os cursos oferecidos, tecnologia, a preocupação com a sobrevivência, a filosofia da empresa e sua preocupação com a imagem pública.
Como exemplos de diretrizes da escola podemos citar:
  • Reduzir a taxa de inadimplência em x%,
  • Aumentar o número de matrículas em x%
  • Aumentar a satisfação dos pais e alunos para evitar evasão.

Organização da estratégia para atingir os objetivos

Na terceira etapa se deve traçar objetivos e metas e descrever ações que serão adotadas para o alcance de cada um deles, tornando factível a operacionalização do planejamento estratégico.
Entre as várias opções estratégicas que uma empresa pode ter, algumas são suscetíveis de serem mais relevantes do que outras, visando maior rentabilidade, eficiência e competitividade. Em qualquer caso, é essencial que a escola capitalize seus pontos fortes e oportunidades de uma melhor maneira do que os seus concorrentes mais próximos, pois desta forma irá alcançar uma vantagem competitiva.

Aplicação da estratégia

A aplicação da estratégia é a etapa determinante do planejamento escolar estratégico. Isso será feito através da integração e comprometimento de todos os colaboradores da escola, definindo grupos de tarefas específicas e pessoas responsáveis por elas. Cada grupo deve assegurar que o plano seja executado visando a qualidade do serviço aos alunos.

Controle e monitoramento

Todo o processo de planejamento é incompleto se não tiver elementos de avaliação. Para melhorar e reorientar o plano escolar estratégico é necessário medir, comparar e avaliar os resultados, o que implica necessariamente na existência de benchmarks para avaliar, apreciar e julgar o resultado obtido.
Avaliação dos resultados:
  • Os objetivos foram alcançados?
  • Foi possível aumentar o número de matrículas e diminuir a evasão escolar?
  • A escola conseguiu atingir as metas propostas?
  • Quais os fatores que influenciaram os resultados?
  • FONTE:
    WPensar