domingo, 7 de janeiro de 2018

INÍCIO DE ANO LETIVO - AVALIAÇÃO INICIAL

No início do ano letivo quase sempre o professor não sabe qual turma vai receber. Mesmo que seja a mesma turma do ano passado, ou a mesma série/ano de sua preferência, nunca será “a mesma turma. Houve uma caminhada na aquisição de conhecimentos e experiências.
Pensando nisso veja sugestões para o "iniciar” com uma turma, seja no início do ano letivo, seja em qualquer momento em que se recebe uma turma,  na substituição da   professora, por exemplo,
já com o trabalho pedagógico em andamento, o que é bastante comum no trabalhos dos professores com contrato temporário..

Assim sendo fizemos um resumo, e ficam “dicas” para um novo começo ou recomeço.

Em Sala de Aula
1. Apresentação - Lembrando que tudo que for dito e feito deve deixar uma impressão boa. Tipo “a professora (o professor) parece brava (o), mas é legal”. Como fazer isso? Uma dinâmica de apresentação, que seja divertida, envolvendo a todos. Colocar sua proposta de trabalho deixando estabelecidos regras e limites. Uma visão geral dos conteúdos da série/ano e a expectativa dos resultados. Não se esqueça de passar aos alunos o seu prazer de estar com eles desenvolvendo esse trabalho, juntos, criando desde o início os imprescindíveis vínculos afetivos.

2. Avaliação Inicial – O objetivo principal é saber quais são as reais necessidades da turma, que vão nortear seus planejamentos. Evite avaliar, inicialmente, através de minúcias, conteúdos de matemática e língua portuguesa. Adote uma atividade significativa, Use-a informalmente, de forma lúdica e avalie: o conhecimento que cada um tem de si mesmo e de situar-se no mundo, no tempo e espaço

3- Uma sugestão de atividade de avaliação inicial : Estruturar um texto coletivo, registrado (na lousa)  pela professora;Quem somos, onde estamos”. Através de perguntas sobre a escola, sua localização, nome, bairro, cidade, estado, país, endereço; o percurso que os alunos fazem: transporte, horário de início e término das aulas. Onde moram? Próximos ou distantes da escola. È o primeiro ano na escola? Tem irmãos que estudam na mesma escola? O nome da professora do ano passado, registre o seu nome e outros detalhes... sem que o texto fique muito extenso. Em seguida leitura coletiva. E a solicitação de que cada um faça o seu texto pessoal, semelhante ao coletivo,( (anote os pontos principais do texto)  mas com particularidades de cada um: nome, endereço, idade, nomes dos pais,o transporte que usa, se é um transporte coletivo (placa, número etc.). Tem irmãos? (mais velhos, mais novos, idade). Faz uso do computador? Tem Orkut? MSM... Programas de TV, futebol? Como você se diverte nos fins de semana, quando não está na escola?( local, com quem vai). Use sua criatividade de acordo com a série/ano, situação social, cultural, financeira. Perceba que nesta primeira avaliação geral, vai receber inúmeras informações que  constituirá um diagnóstico  dos conhecimentos prévios que que aluno está trazendo para sua aula, boa parte de sua história de vida, possíveis conflitos emocionais; o nível sóciocultural familiar, além da observação que fará da sua capacidade de interpretação, compreender enunciados, atenção, concentração, psicomotricidade, escrita, leitura, raciocínio lógico matemático, ... em caso de resistência em escrever (talvez não domine a codificação,( sem constranger o aluno), peça faça um desenho e escreva o nome, endereço e idade. Você quer conhecer cada um!

É o ponto de partida para as avaliações da escrita, da leitura e da matemática Deste texto, após analisado, o professor vai elaborar a avaliação de conteúdos específicos adquiridos, principalmente em matemática e língua portuguesa. no nível da série/ano anterior; quais são suas dificuldades e ponto de chegada para o seu planejamento Faça uma adequação para sua turma. Colha bastantes informações, sem torná-las cansativas e guarde, volte á elas de vê em quando.  O professor que não fizer uma avaliação inicial vai levar um tempo precioso  descobrindo aos poucos o que o seu aluno  já sabe,  o que precisa ser retomado  para os conteúdos curriculares avancem sem muitas idas e vindas, fluindo com mais tranquilidade.

Por:
JuliaVirginia de Moura - Pedagoga