quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

COMO ORGANIZAR UMA REUNIÃO PEDAGÓGICA COM SUCESSO?

Dentro de uma empresa é preciso que o setor estratégico consiga traçar quais são os objetivos que seus colaboradores terão que atingir.
Nas instituições de ensino também funciona nesse mesmo processo, pois os gestores devem encontrar maneiras para desenvolver um bom modelo de gestão, proporcionando um ano letivo mais adequado à realidade da escola e da comunidade local.
É preciso ter atenção a diversos detalhes e resolver as metas do planejamento que a escola pretende pôr em prática, por isso existe a reunião pedagógica. Aliás, você sabe como organizá-la da melhor forma possível? Confira estas 6 dicas sensacionais acerca do assunto!

1. Elabore a pauta

Uma reunião pedagógica conduzida com êxito precisa ter uma pauta relevante e que proporcione aos participantes discussões que venham a beneficiar o planejamento letivo, pois precisa ser organizada a fim de que haja produtividade.
A pauta servirá como referência para os assuntos propostos ao decorrer da reunião e no documento formal deverá conter a data, horário, nome da escola e de quem cuida da coordenação pedagógica.
O tempo deve transcorrer em torno de 1 hora ou 1 hora e meia, pelo menos para discutir todos os assuntos da pauta. Com isso, uma apresentação e um check-list são boas ferramentas para medir o que já foi conversado.

2. Mapeie as necessidades

É importante identificar quais são os recursos que aquela instituição de ensino precisa para dar prosseguimento na estratégia pedagógica.
Esses indicadores podem ser coletados por meio de formulários avaliativos entre os professores, com as observações feitas em sala de aula e os resultados de notas e de como está o aprendizado das turmas.

3. Promova um debate

É fundamental que o corpo docente, junto à direção e coordenação pedagógica, possa entrar em um consenso acerca do tema proposto na pauta, explorando as opiniões e relatos do que está acontecendo até o momento.
A participação de todos fará com que a reunião tenha uma relevância ainda maior, pois só ajustando todos os pontos é que uma escola consegue levar adiante aquilo que determinou em seu projeto político-pedagógico.
Ouvir as reivindicações do corpo docente é algo imprescindível para conhecer melhor a equipe e o que poderá extrair de conhecimento de cada um em prol dos objetivos que a escola possui.

4. Defina os objetivos

A partir das informações sobre o que é prioridade para a escola colocar em vigência, está na hora de criar planos de ações que sejam eficazes quanto aos resultados e eficientes com relação ao modo como são executados.
Se o problema for evasão escolar, por exemplo, é necessário estipular quais medidas deverão ser implantadas para que isso não ocorra, como melhor atendimento a pais e alunos, modelo de ensino híbrido, softwares que proporcionem uma experiência melhor para resolver situações na secretaria etc.

5. Faça propostas

Nesse momento é que as soluções para os problemas expostos pelos participantes serão analisadas para que todos cheguem a uma meta conclusiva e que torne o aprendizado dos alunos mais dinâmico e com menos reprovações.
A viabilidade de cada ideia dada é algo a se discutir e documentar para servir de base para novas reuniões pedagógicas. É interessante apresentar modos de aprendizado que realmente agreguem para os alunos e deem dinamismo às aulas.

6. Encerre com momentos de reflexão

A coordenação pedagógica pode preparar textos ou vídeos que motivem ainda mais sua equipe para buscar as metas definidas na reunião.
Todo e qualquer material pedagógico com fim de auxiliar os professores, coordenação e direção será bem-vindo, como vídeos de palestras de educadores para estimular a criatividade e inovação da equipe colaborativa da instituição de ensino.
Uma confraternização no final será de bom grado para proporcionar um momento de relaxamento e união entre todos, pois ambientes em que todos os setores se conversam de maneira sinérgica tendem a operacionalizar de forma melhor e consciente do que precisa ser feito.
As informações foram úteis para você? Então agora que sabe um pouco mais sobre reunião pedagógica, deixe seu comentário no post e diga-nos como funciona o planejamento na escola que gerencia. Até a próxima!

FONTE:
GENNERA