domingo, 7 de janeiro de 2018

MENTES ORGANIZADAS: A ESPECIALISTA EM ORGANIZACIONAL GABRILE BRASIL

Começamos hoje o ​Mentes Organizadas. Nesse projeto especial, entrevistaremos pessoas que nos inspiram e ​entenderemos como elas se organizam para uma vida produtiva e realizada. ​=)
Para iniciar com chave de ouro, ​convidamos a especialista em organização, Gabriela Brasil. ​Ela é fundadora e instrutora do programa ​Academia da Organização Digital e consultora em organização pessoal. ​Atualmente mora ​no Vale do Silício, o que reflete a sua constante busca por aprendizado. ​​Esperamos que você possa aproveitar cada resposta e tirar ótimas reflexões. 

Nas atividades do seu dia a dia, no que você se considera expert? Qual é o seu segredo?
​Eu acredito que me tornei uma expert em entender o que funciona pra mim. Tenho muitas atividades ao longo do dia e claro que aparecem várias coisas novas com o decorrer dos meus projetos, mas busco sempre analisar essas atividades e ver como elas estão impactando o meu dia, seja positivamente ou negativamente. Essa observação me ajuda muito a tornar o meu dia mais fácil, então acho que sou uma expert em hackear o que funciona pra mim.
Não existe organização sem olhar pra dentro. A observação, a análise e a permissão de fazer as coisas da forma que funciona pra você ajuda muito a deixar o dia mais leve, com mais propósito e mais produtivo. Meu segredo é me escutar e agir de acordo com o que minha intuição me aponta.
Como você faz para não perder os seus objetivos de vista? Você tem algum rito para ficar sempre em contato com as suas prioridades?​Eu sou muito atenta as minhas revisões semanais. Toda semana entro em contato com meus objetivos e projetos e isso me ajuda a manter o foco. O meu ritual de revisão semanal acontece geralmente aos domingos no final de tarde. Vou para um lugar tranquilo, coloco uma música, separo os meus materiais (computador, caderninhos e canetas) e por uma hora fico concentrada em planejar a minha semana. É um ritual muito gostoso e que faz muita diferença pra mim, pois é o que me ajuda a ficar em contato com o que mais importa.
​Você usa ​uma ou mais técnicas e ferramentas para gerenciar o seu tempo? Quais benefícios elas ​promovem?
​Por ser consultora de organização e produtividade, tenho conhecimento de várias técnicas diferentes e com o passar dos anos fui implementando na minha rotina um apanhado de métodos e ferramentas que me ajudam no meu sistema. 
É como uma colcha de retalhos. Uso o que aprendi no GTD, na Tríade, no ZTD e trabalho bastante também na lógica da minha própria metodologia, a Jornada de Organização. Então sobre técnicas tenho um kit bem vasto e aciono ferramentas e estratégias no momento que preciso delas.
​Sobre ferramentas, utilizo no  meu sistema o Evernote para gerenciamento de notas, Trello para gerenciamento de projetos com a equipe, Todoist para checklists e tarefas recorrentes e Bullet Journal para planejamentos e acordos. Possuo então um sistema misto de organização, que linka ferramentas analógicas com digitais. 
Cada pessoa tem um jeito e por isso mesmo, observar e descobrir o que funciona pra cada um é a melhor maneira de seguir.
Você pode perceber que o meu sistema foi montado com um apanhado de coisas que funcionam pra mim. O benefício então é que tenho ferramentas e técnicas que podem me ajudar com o meu fluxo. Gosto e aplico a organização personalizada. Cada pessoa tem um jeito e por isso mesmo, observar e descobrir o que funciona pra cada um é a melhor maneira de seguir.
O que você faz para economizar o seu tempo?
​Busco ter um bom relacionamento com tecnologia, pois acredito que boa parte das coisas que tomam o meu tempo possuem origem digital. Então tenho processos para checar redes sociais, responder emails ou ainda, assistir vídeos no YouTube. Isso me ajuda a economizar tempo e ter mais foco.

Outra coisa que me ajuda a economizar o meu tempo para investi-lo em demandas importantes para mim é organizar como vai ser o meu dia, minha semana e o meu mês. Parar para tomar determinadas decisões com antecedência poupa tempo e energia. Planejar e pensar a frente não é perda de tempo, é criação de margens. E por conta dessas margens menos imprevistos acontecem e posso aproveitar o meu tempo de uma maneira melhor.

Como você recarrega as energias? O que você faz quando quer esquecer o trabalho?
​É difícil esquecer completamente do trabalho, pois o que eu faço está muito relacionado ao meu próprio estilo de vida. Mas tenho minhas válvulas de escape e relaxamento. Medito todos os dias para exercitar a minha mente e isso sempre me traz muita energia. 

Também faço Yoga e por uma hora fico completamente imersa na minha prática, sem pensar no resto do mundo. Gosto de estar na natureza, encontrar meus amigos e ver filmes. Geralmente quando o bicho pega e me vejo mais estressada, recorro a alguma dessas atividades e me sinto bem mais tranquila e com motivação para retornar ao trabalho posteriormente. 
Como você organiza o seu espaço de trabalho? O que você não pode viver sem para se organizar?
​Boa parte das ferramentas que uso estão no meu computador, então tenho minhas nuvens organizadas para achar tudo com facilidade. O mesmo vale para o email e para o Evernote, por exemplo. Organização Digital é meio lema aqui dentro da empresa. 

No mais, meu espaço de trabalho é bem clean. Como tenho um fluxo meio nômade digital, tudo que eu preciso para trabalhar precisa caber dentro da minha mochila. Geralmente o que tenho por perto:
  • Meu computador com mouse e carregadores
  • HDs de trânsito e backup
  • Garrafa de água
  • Carregadores e cabos diversos
  • Estojo com canetas
  • Fone de ouvido
  • Bullet Journal
São essas as coisas que possibilitam minha organização e o bom fluxo do meu trabalho.
Qual a principal dificuldade que você tem em manter a sua rotina organizada? Como vc costuma reverter essa dificuldade?
​Hoje em dia estou tentando trabalhar melhor no volume de atividades, pois felizmente as demandas andam crescendo com o crescimento no negócio. Meu desafio mais recente é adaptar minha carga horário de trabalho desejada a nova realidade do negócio.

Busco trabalhar cerca de 6 horas por dia ativamente. Isto é, na frente do computador, criando ou atendendo. Para não cair na sobrecarga, avalio o volume de coisas, diminuo, negocio. É preciso estar só o essencial. Trabalho com a metodologia de blocos de tempo, que é simples e ideal para quem tem o fluxo mais dinâmico como o meu. Com os blocos fica mais simples de contornar essa dificuldade. 
Rapidinhas
Qual livro você sempre indica aos seus amigos?
​Essencialismo - A disciplinada procura por menos. Esse é o meu livro de cabeceira.
Qual é o melhor conselho que você já recebeu?
​Você não é responsável pela decisão dos outros. 
C​omplete:
Minha manhã perfeita começa com …. ​20 minutos de meditação.
Meu dia ideal não pode faltar… ​meditação e Yoga.
Estou lendo… ​Mude tudo o que quiser - a nova ciência do sucesso pessoal. 
Eu adoraria ver... Aline Valek ​responder essas mesmas perguntas.​
​Existe algo mais que você gostaria de adicionar que possa ser interessante para os leitores?
​Agradeço demais a oportunidade de participar aqui do espaço de vocês! Gratidão! 
Eu queria fechar dizendo que quando a gente se empenha nesses processos de organização podemos não apenas evoluir nos nossos projetos, mas também conhecer mais sobre o que funciona pra gente ou não. E isso é impagável! Vale muito a pena entrar nesse processo. E com um caderninho na mão, pode ser bem mais simples. <3