Organizar uma rotina cheia de
tarefas não é muito fácil, mas com listas de afazeres é possível cumprir todas
as suas metas. Confira 10 dicas que podem ajudá-lo
Uma rotina de trabalho ou estudos pode, muitas vezes, ser confusa e cheia de
coisas para fazer. Por isso, pode ser muito complicado conseguir realizar tudo
que você precisa fazer no dia. Mas, sem organização fica difícil finalizar as
tarefas e cumprir metas.
Uma boa maneira de alcançar os
seus objetivos é trabalhar com a ajuda de uma lista
de tarefas diárias. Esse é um truque muito comum, que pode ajudar você a
organizar as suas prioridades e não chegar ao fim da tarde com mil coisas “de
última hora” para resolver. Confira dicas que podem ajudá-lo:
1. REVISE
Reveja todos os seus objetivos
mensais. Tente se recordar de todos os grandes compromissos e projetos que você precisa finalizar naquele
mês.
2. DIVIDA
Pegue os trabalhos maiores e
divida-os em pequenas tarefas. Ao invés de manter um objetivo grande, no qual
você perderá dias dedicando-se exclusivamente a ele, recorte-o em pequenas tarefas que podem ser realizadas por dia.
3. PRIORIZE
Organize as suas tarefas e
objetivos por ordem de importância. Pense no que você precisa para agora. Isso
é o que deve ser feito primeiro. E a partir disso você pode começar a organizar os próximos passos das suas tarefas.
4. ANOTE
Use um bloco de notas, uma
caderneta ou mesmo um calendário que te permita anotar todas as tarefas que
você deve cumprir por dia. Escreva todas as suas tarefas programadas e também
aquelas que você não estava esperando. Mantenha essa lista sempre por perto, para poder
consultá-la.
5. CONSULTE
Olhe para a sua lista de
afazeres pelo menos três vezes por dia. Isso vai ajudar você a manter a
organização durante o dia. E lembre-se: algumas tarefas não podem ser
finalizadas até que outras estejam prontas. Consultando a sua lista você
consegue saber o que será necessário fazer primeiro.
6. MANTENHA A CALMA
Você vai perceber que, por mais
organizado que seja o seu dia, algumas tarefas simplesmente ficarão pendentes.
Isso é absolutamente normal, já que durante o trabalho – ou sua rotina de
estudos – alguns imprevistos acontecem. Mantenha a calma e não se estresse com
isso. Priorize as pendências no dia seguinte.
7. CONFIRA
Quando faltarem alguns minutos
para o fim do seu dia olhe para a sua lista de tarefas e risque tudo aquilo que
você conseguiu resolver. Depois procure, entre as pendências, tarefas rápidas,
que podem ser resolvidas naqueles minutos finais antes de você ir embora do escritório ou deixar os estudos de lado. Escolha
uma delas e resolva-a.
8. COMECE NOVAMENTE
Depois de resolver as
pendências rápidas, anote aquilo que você não terminou em uma nova folha, na
qual você vai anotar as tarefas do dia seguinte. Jamais use a folha de
pendências do dia anterior, isso vai te dar a sensação de dever não cumprido.
Comece sempre uma nova lista.
9. OBSERVE E AVALIE
Reflita sobre as tarefas que
você conseguiu resolver durante o dia. Elas foram resolvidas de forma eficiente?
Você podia ter trabalhado melhor na resolução delas? Isso vai te ajudar a
melhorar seu método de trabalho.
10. NÃO EXAGERE E SE DIVIRTA
Evite colocar em sua lista mais
coisas do que você pode fazer, isso vai te deixar frustrado. Coloque um número
de tarefas que você sabe que conseguirá cumprir. E entre as suas tarefas, liste
coisas divertidas, que te façam bem. Depois de tantas tarefas complicadas você
merece um pouco de diversão.