segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

PROFESSOR: SAIBA COMO SE ADAPTAR À UMA NOVA TURMA

Conheça dicas para estabelecer relações de confiança logo nos primeiros dias

A dinâmica de cada sala de aula é única, o que transforma todo grupo de alunos em um grande desafio até mesmo para professores bem experientes. Isso acontece por que em todo início de curso, é necessário criar uma relação de confiança entre professor e estudantes e nesse processo podem surgir alguns empecilhos.
O melhor caminho para conseguir formar uma boa equipe com os alunos é começar devagar. Por mais que existam milhares de atividades interessantes a serem feitas, a turma precisa entrar em um ritmo antes de ser estimulada com vários projetos. O trabalho do professor é observar o andamento da turma e planejar o cronograma de modo a atender as necessidades de aprendizado dos alunos para o resto do ano.
 Outro aspecto que não pode ser negligenciado é a disciplina. Se, desde o começo, um aluno demonstrar rebeldia e não encontrar uma postura firme por parte do docente, provavelmente terá um comportamento pior no decorrer das aulas. A maneira mais efetiva de impor a disciplina em classe é não discutir em frente de toda a turma e conversar com o estudante no final do dia. Essa atitude também revela que você se importa com os alunos e não quer deixar problemas pendentes que possam criar barreiras de comunicação.
 É importante também deixar claro que você está comprometido com a formação dos estudantes. Jamais transfira a responsabilidade pelo estudo para eles, dizendo coisas como “se não quiser estudar, o problema é seu”. Isso desmotiva os alunos e causa um impacto negativo na maneira como eles o enxergam.
 Por último, faça o máximo para resolver os problemas dentro da sala de aula. A ideia de manter um diálogo com os estudantes é justamente para que, em caso de conflitos, seja possível encontrar uma solução pacífica, sem o envolvimento de pais e coordenadores pedagógicos. É claro que se a situação for muito grave essas medidas deverão ser tomadas, porém, o melhor é não tornar isso um hábito para não demonstrar falta de autoridade para os alunos e também para a direção da escola.