terça-feira, 24 de janeiro de 2017

O QUE VOCÊ NÃO PODE DIZER NO ÚLTIMO DIA DE TRABALHO

Não importa em que situação você está deixando seu trabalho. Existem algumas coisas que nunca devem ser ditas no seu último dia

As pessoas dizem as coisas mais erradas quando estão nos momentos finais do seu emprego. Alguns fazem isso porque sentem que não têm nada a perder, e por isso podem falar o que quiserem sem sentir consequências, outros estão só amargurados por deixar o cargo.
Seja qual for o caso, deixar um emprego não significa mudar de planeta. Essas pessoas provavelmente continuarão nas proximidades das suas conexões sociais, então manter boas relações com elas ainda é importante.
Confira a seguir 6 coisas que você nunca deve dizer no seu último dia de trabalho:
1. “ESSE LUGAR É UM BARCO AFUNDANDO”
Mesmo que você esteja saindo, e mesmo se a empresa não estiver indo bem, não tem razão para fazer seus antigos colegas se sentirem mal. Se as coisas estão indo tão mal assim, eles provavelmente já sabem e já estão nervosos com isso.
2. “VOU ESTAR INCOMUNICÁVEL POR ALGUMAS SEMANAS”
Na maioria dos casos, sobram alguns ajustes para as semanas seguintes de você deixar um cargo. É gentil se disponibilizar para ajudar com o que for. Lembre-se que essas pessoas podem ser o caminho para novas oportunidades futuras.
3. “UMA COISA QUE EU ODIAVA SOBRE TRABALHAR AQUI ERA...”
Não é a hora para dizer esse tipo de coisa. Não use palavras fortes como “odeio” no seu último dia. Mantenha tudo positivo e saia com uma boa impressão. Você pode dar dicas construtivas para seus colegas e antigo chefe, mas seja educado e diplomático.
4. “MEU NOVO TRABALHO VAI SER DEMAIS!”
Se você está se demitindo, seu chefe pode perguntar sobre o seu novo trabalho. É uma boa ideia ser discreto, não mencionar salários e evitar se exibir. Principalmente porque você nunca sabe se está saindo da frigideira e caindo no fogo. Mantenha as suas conexões intactas.
5. “VOCÊ NÃO SABE SER GESTOR”
Insultos diretos ao seu antigo chefe são um jeito fácil de comprar um arrependimento para o futuro. Quando uma empresa confere o passado de um possível novo funcionário, eles vão ligar para o seu antigo chefe para ter referencias suas. Você não quer que a última lembrança sua dessa pessoa seja um insulto.
6. “VOCÊ DEVERIA CONSIDERAR SAIR TAMBÉM”
A vontade de validar a própria decisão, ou de se convencer de que a demissão foi algo bom pode fazer você se sentir obrigado a compartilhar o seu caminho com seus colegas. Mas por mais que você tenha a melhor das intenções, tentar convencer os outros a saírem também é muito desrespeitoso. Talvez eles gostem do cargo, talvez eles já estejam estressados com o trabalho extra resultante da sua saída. Não os alimente com negatividade sobre o emprego.