quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

6 DICAS PARA CRIAR UM AMBIENTE DE ESTUDOS PERFEITO

Seja para estudar para vestibulares, para a faculdade ou para a escola, um bom ambiente de estudos faz toda a diferença. Confira as dicas

Ir bem nos estudos exige muita coisa: ter foco, saber estudar, prestar atenção nas aulas, e talvez uma característica menos óbvia, ter um bom ambiente de estudos. Por isso, a Universia Brasil trouxe algumas dicas de como melhorar a sua rotina escolar.
Acima de tudo, um bom ambiente de estudos é aquele que funciona para você, então se uma dica em especial não se encaixar bem na sua rotina, pule para a próxima. O importante é dar uma chance para todas. Afinal você nunca sabe quais são as mudanças necessárias para melhorar os seus estudos até que elas sejam feitas. Confira a seguir as 6 formas de melhorar o seu ambiente de estudo:

1. Acabe com as distrações 
Qualquer ambiente pode ser prejudicial ao seu desempenho de estudos se ele possui muitas interrupções. Tem quem ache que os cômodos compartilhados das suas casas são muito distrativas, seja porque a televisão está sempre ligada na sala, ou porque uma pia cheia de louça na cozinha não deixa o estudante se concentrar. Existe quem estuda melhor com uma música de fundo, mas outros simplesmente não conseguem se concentrar a não ser que o lugar esteja completamente silencioso.
Seja qual for o seu caso, a primeira coisa a se fazer num novo ambiente de estudos é se perguntar: O que me distrai? E começar a resolver o problema a partir daí. Não existe nada mais contra produtivo do que estudar num ambiente em que você não consegue se concentrar.
2. Procure bibliotecas
Bibliotecas são templos do silêncio e da concentração, perfeitos para quem tem dificuldade de atingir essas duas coisas por conta própria. Elas existem dentro de faculdades, e em algumas escolas, além das bibliotecas públicas presentes na maioria das cidades. Algumas delas são inclusive ótimos lugares para um passeio. Estar em uma biblioteca é uma fórmula sem erro para quem tem problemas em se concentrar colocar o estudo em dia.
3. Vá para cafeterias
Cafeterias são opções de ambiente de estudo ideias para quem não gosta dos ambientes tradicionais de estudos, e que não estão com um horário muito apertado, ou que só quer passar o tempo em um lugar diferente. Os sons de fundo da maioria desses lugares são suaves e ideais para quem precisa colocar o estudo em dia, além do fato de que grande parte das cafeterias oferece Wi-Fi gratuito.
4. Se tranque no quarto
Ficar em casa para estudar pode funcionar muito bem, ou muito mal. O ambiente da sua própria casa costuma ser onde você tem várias obrigações e distrações te esperando. É difícil estudar com familiares falando com você toda hora, ou sabendo que a televisão está ligada na sua série favorita no cômodo ao lado.
Por isso, se você for estudar em casa, escolha um cômodo e se tranque nele por um certo período de tempo. Seu quarto é uma boa opção se for viável controlar a circulação nele por algumas horas, e se ele mesmo não for uma fonte de distrações.

5. Deixe a sua lição de casa portátil
Para quem leva uma vida ocupada, o melhor ambiente de estudos é aquele em que você está agora. Garanta que se você tiver algum tempo livre, seus livros ou deveres estarão lá para receber a sua atenção. Atualmente é possível transportar qualquer coisa para o seu celular, seja a partir de livros em PDF ou a velha técnica de fotografar o seu caderno.

6. Tire tudo da tomada
A pior coisa que pode acontecer a um estudante concentrado é um celular vibrando. Uma ligação, um post no Facebook, ou só uma olhadinha rápida no Twitter já é capazes de arruinar a sua concentração. Por isso, defina um horário e um ambiente para os seus estudos, e nesse espaço garanta que nada vai interromper você. Se o seu estudo está sendo feito por um aparelho eletrônico, desligue a internet. Se isso não for possível você pode baixar uma extensão para o seu navegador de internet como o Stay Focused, que bloqueia os sites que você selecionar durante um período de tempo pré-selecionado.