segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Postado em 16 de agosto de 2013, em Boas Práticas

Uma alimentação adequada nas escolas garante um bom desempenho dos alunos durante as aulas. Sabemos que comer bem traz benefícios para a saúde, mas os pais têm que estar atentos com o que seus filhos comem nas escolas. A alimentação escolar é o tema da nossa entrevista feita com a nutricionista Carolina Montes Durões de Souza.
Confiram a entrevista com Carolina que é a nutricionista responsável técnica pela alimentação escolar da cidade de Paraíba do Sul.
DiploMaster: Qual o papel do nutricionista na Alimentação Escolar?
Carolina: O nutricionista tem papel como responsável técnico pela alimentação escolar, onde planeja, elabora, acompanha e avalia os cardápios de acordo com a faixa etária, necessidades nutricionais, restrição alimentar e com a resolução nº 26 de 17 de junho de 2013. O nutricionista é responsável também pela avaliação e acompanhamento nutricional dos alunos, bem como pela educação nutricional da comunidade escolar e da capacitação das merendeiras quanto a higiene, manipulação e outros assuntos relacionados à alimentação dos alunos.
DiploMaster: Qual a orientação principal que o nutricionista passa para as merendeiras na hora de preparar as refeições que são oferecidas aos alunos?
Carolina: A alimentação deve ser preparada com cuidado, carinho e visando as necessidades dos alunos, com total higiene pessoal, dos alimentos e do ambiente.
DiploMaster: Qual é a importância de uma boa alimentação para o desenvolvimento dos alunos nas escolas?
CarolinaA alimentação saudável e balanceada previne obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis, bem como auxilia no funcionamento do organismo em geral, crescimento e desenvolvimento quando consumidos em quantidades adequadas os carboidratos, proteínas, fibras, vitaminas e minerais.
DiploMaster: Como os pais devem montar a lancheira dos filhos, caso a escola não ofereça alimentação.
Carolina: Deve ser montada com os produtos mais saudável possível. Evitar alimentos gordurosos, doces, balas ou outras guloseimas, refrigerantes, sucos industrializados, biscoitos amarelos e recheados.
DiploMaster: Bolachas e doces devem ser banidos?
Carolina: Devem ser evitados. Quando oferecidos, controlar a frequência e quantidade, sendo 1 vez por semana ou de 15 em 15 dias (1 chocolate pequeno ou 1 bala somente, 3 bolachas ).
DiploMaster: Quais os alimentos podem ajudar no melhor desempenho dos alunos no período escolar?
Carolina: Uma alimentação balanceada com todos os grupos de alimentos. Nas refeições devem conter cereais, leguminosas, hortaliças, frutas, carne e leite e derivados. E é muito importante que os alunos não “pulem” refeições, como por exemplo, o café da manhã que é muito comum na infância e adolescência. O café da manhã é a refeição mais importante do dia, não se esquecendo das outras refeições durante o dia. O recomendado são 5 refeições por dia na infância, não esquecendo da água.
DiploMaster: De que forma podemos conscientizar os alunos sobre a importância da alimentação?
Carolina: Através de atividades de educação nutricional constantes dentro do ambiente escolar e incentivando o consumo de uma alimentação saudável todos os dias, como hortaliças e frutas. Atualmente temos o Programa Saúde na Escola que tem contribuído muito com a saúde dos alunos em geral, desde a creche até o ensino médio.

FONTE: http://www.gestaoescolarsimplificada.com.br/boas-praticas/a-importancia-da-alimentacao-escolar/