quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

PROFESSOR: AJUDE OS SEUS ALUNOS A SE ORGANIZAREM

Veja quatro atitudes que você pode tomar em sala de aula e que motivarão os estudantes a se organizarem

Muitos alunos enfrentam dificuldades em se organizar e você, como professor, pode ajudá-los a aprimorar suas habilidades nesse quesito fazendo algumas adaptações à rotina da sua aula. Conheça 4 dicas simples que incentivarão, gradualmente, os estudantes a criarem o hábito de manter os materiais em ordem, por exemplo.
1 – Escreva o plano de aula na lousa
Mostrar qual será a sequência de assuntos e atividades desenvolvidos em sala fará com que o estudante não considere confusa ou repentina a mudança de tarefas, afinal você evidenciará qual será o caminho que vocês seguirão durante o período de aula. Além disso, eles passarão a notar quais são os materiais necessários para cada momento do dia e, ainda que sutilmente, começarão a se organizar.
Esta é outra ótima técnica para que os alunos reconheçam quais tarefas eles devem realizar ao longo do dia. Incentive que eles mesmos escrevam-na e ajude-os a perceber quais itens devem ser priorizados. Caso seus estudantes sejam mais novos, deixe a lista já preparada e faça com que eles acompanhem o seu progresso a cada atividade completada.
 3 – Converse com os pais
Alunos desorganizados, geralmente, esquecem-se de fazer a lição de casa ou então de trazê-la no dia seguinte. Por isso, é importante uma conversa franca com os pais para que eles se envolvam também nesse monitoramento das lições. Com seus lembretes em sala de aula e o incentivo dos pais em casa, a criança criará, aos poucos, o hábito de fazer suas tarefas.
 4 – Apresente-os a ferramentas de organização
Mas como fazer com que eles se lembrem das tarefas? Mostre aos alunos como eles podem usar algumas ferramentas de organização, como alarmes e agendas, para se organizar e incentive-os a anotar as lições de casa diariamente.


FONTE: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2014/09/23/1111985/professor-ajude-alunos-organizarem.html