É fundamental analisar junto
com o professor do ano anterior os registros sobre a turma.
Em alguns dias, vamos
encontrar um novo grupo de alunos à nossa espera. E, se por um lado o coração
de professora fica ansioso para conhecer cada criança, por outro, surgem
incertezas e dúvidas, muitas dúvidas. Eles serão agitados ou tranquilos? Será
que a relação vai ser boa? O que será que já sabem? O que mais precisam
aprender? Darei conta de alfabetizar a todos?
Esses e muitos outros
questionamentos, com certeza, estão na cabeça da gente. Mas o processo de
transição de uma turma para outra pode ser bem mais fácil quando existe um
diálogo aberto com toda a equipe escolar, especialmente com o colega que
acompanhou a classe no período anterior.
Todo início de ano, costumo
conversar com esse professor e esclarecer as minhas principais dúvidas antes
mesmo de conhecer pessoalmente os alunos. Muitas vezes, sou eu, como professora
alfabetizadora, que passo as informações sobre a turma da forma mais detalhada
possível, para que haja continuidade no processo de aprendizagem.
Esse diálogo, porém, não é
feito aleatoriamente. Para que ele seja produtivo e contribua, de fato, para
uma boa transição, sigo um roteiro com quatro pontos básicos:
- Em relação à aprendizagem dos alunos, vejo com
o professor do ano anterior todos os registros escritos que
ele fez da turma. Às vezes são relatórios, anotações, fichas descritivas
etc. A partir da minha análise desses registros, faço questionamentos.
Geralmente, isso dá muito certo e é altamente esclarecedor, pois permite
ter uma noção de como a turma evoluiu e onde parou. Quando não há
registros, podemos recorrer às anotações feitas em cada conselho de classe
do ano anterior, por exemplo. Vale também conversar com o coordenador
pedagógico da escola.
- Se possível, procuro ver com o colega as sondagens
feitas e algumas amostras de atividades, como produções textuais e
desenhos. Parece uma tarefa difícil, mas muitos docentes, assim como eu,
mantêm esses materiais bem organizados em forma de portfólio – e é por
essas e outras que eu acredito que o portfólio é uma das melhores formas
de registro em alfabetização. Uma gravação em vídeo de alguma atividade
realizada também é válida e muito interessante.
- Outro ponto muito importante é perguntar
quais estudantes precisam de uma atenção mais individualizada e especial,
seja por serem alunos com deficiência, por apresentarem alguma dificuldade
de aprendizagem ou viverem em uma situação de alta vulnerabilidade social.
Dessa forma, me sinto mais preparada para recebê-los, com compreensão,
carinho e paciência. Sem contar que posso procurar ajuda com especialistas
(psicólogos, psicopedagogos) e estudar as práticas educativas mais
adequadas a eles.
- Um ponto que não pode ficar de fora dessa
conversa é conhecer as expectativas de aprendizagem já alcançadas
pelos alunos no ano anterior, os conteúdos curriculares já trabalhados,
o que não ficou a contento e o que precisa ter continuidade. Estando
claros esses pontos, que devem ser devidamente registrados em anotações,
fica mais fácil planejar o novo ano de trabalho. Isso ajuda a otimizar o
tempo em sala de aula, priorizando os conteúdos que ainda precisam ser
trabalhados ou aprofundados. Quando não temos muita clareza sobre isso,
acabamos gastando energia de forma desnecessária.
Com esse roteiro oriento todo
o meu trabalho inicial. Mas vale deixar claro que é preciso tomar muito cuidado
para não rotular os alunos e criar expectativas falsas em relação a eles. As
informações colhidas no período de transição precisarão ser confrontadas com o
resultado das primeiras sondagens e, claro, com as impressões obtidas na
convivência diária
E lembre-se: se nós, que somos
adultos, ficamos preocupados com a transição, imaginem as crianças! Então,
paciência, carinho e muita, mas muita energia para que tenhamos um bom ano.
E você, colega, como se
prepara para a transição de ano e turma? Conte para a gente aqui nos
comentários.
Um grande abraço a todos e até
segunda,
Mara Mansani
Mara Mansani
FONTE: https://novaescola.org.br/conteudo/4710/quatro-passos-para-fazer-uma-transicao-de-turma-bem-tranquila